sábado, 19 de março de 2011

patchwork

 
Almofada feita pela minha cunhada 
Cibele Fossatti    


      O patchwork, além de ser uma terapia, vem ganhando popularidade entre os que fazem artesanato por hobby, ou mesmo como trabalho, está atualmente muito presente na decoração e no mundo da moda, está por todo lado. Para quem ainda não conhece, o patchwork é quando se usa retalhos de tecidos que vão sendo costurados, formando um desenho. É como fazer um desenho colando pedaços de papel, só que com tecidos, que geralmente são aplicados em bolsas artesananais, almofadas, sacolas e camisetas.
Fica muito mais fácil, para quem está começando a fazer trabalhos com patchwork se tiver como base os moldes com as ilustrações. Abaixo, confira uma lista com os melhores lugares onde você pode baixar moldes para patchwork grátis.
Free Quilt Patterns: esse site é como um diretório com diversos moldes para patchwork totalmente grátis para você baixar. O site está em inglês mas não é descomplicado. Para mais opções, clique no link “Free Quilt Patterns” no menu.
Moldes para Patchwork Singer: No site da Singer você encontra muitas idéias e moldes para patchwork com passo a passo para fazer em casa.
Molde Patchwork hipopótamo: um molde para patchwork de hipopótamo grátis com instruções para fazer o seu.

Moldes Patchwork Natal: O natal está longe mas dá pra ir preparando lindos trabalho de patchwork com motivos natalinos! Confira esses moldes de patchwork para o natal!
Moldes da Vera Patchwork: aqui a autora do blog sempre coloca moldes para patchwork grátis para as leitoras baixarem e usarem a criatividade!
Flickr: se você procura moldes para patchwork grátis não deixe de pesquisar no Flickr. Várias pessoas colocam fotos e moldes que podem ser utilizados para trabalhos em patchwork.
Você também oferece moldes para patchwork grátis no seu site ou blog ou conhece outros sites? Deixe um comentário e ajude a construir uma lista com vários locais para baixar moldes para patchwork!



 Esse é um trabalho da minha cunhada 
Cibele Fossatti 



Cuidados com o material de trabalho:

  • Placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem, tesouras cortadores devemos guardar em local seguro (principalmente se tiver crianças em casa). 
  •  Moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer repetir depois.
  •  Devemos se possível, anotar em um caderno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pequena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça.
  • Tecidos: de preferencia aos 100% algodão (tricoline é o mais recomendado). Devemos lavar com água e sabão neutro e passar antes de usar. Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho. 
  •  Podemos usar tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos ou o que sua imaginação desejar. 
  •  Linhas próprias para quilt e máquina de costura devem ser 100% algodão. 
  •  Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina isso evitará pequenos furos (por agulha rombuda), o que poderá comprometer seu trabalho final. 
  •  Quando acabar de fazer uma peça, revise todo o trabalho para, verificar manchas, riscos, linhas sem arrematar e etc... 
  •  Faça um saco de tecido de forro para guardar suas peças. Isso ira conservá-la por mais tempo e irá valorizar seu trabalho caso desejar vender sua peça. 
Imagens de onde podem ser aplicada a técnica:

No mobiliário  ADOREIIIIIII...


Na decoração


na moda

   

Acessórios


moda casa


Moda bebê



e em tantos outros trabalhos, que a criatividade e a imaginação alcançar...
e para auxiliar quem não tem muita habilidade ou não tem muita paciência existem no mercado maquinas especiais para esse tipo de trabalho como  Singer quilter...



A Quilter é uma máquina de costura doméstica ideal para quem faz patchwork e quilt. Possui acessórios e pontos muito utilizados na confecção desses trabalhos. 


- Passador de linha automático 

Perm ite passar a linha na agulha com muito mais facilidade. 

- Isolador dos dentes 
Para pregar botões ou fazer bordados livres. 

- 52 pontos 
Decorati vos, flexíveis e utilitários. Possui também os pontos utilizados para a confecção de peças de patchwork, o ponto caseado interno e externo e o ponto quilt. 

- Acessórios 
Poss ui acessórios que ajudam na elaboração do quilt reto (sapatilha de transporte) e a sapatilha de alimentação uniforme, que não deixa o tecido franzir durante a costura. 

- Caseado de 4 passos 
Faça os 4 lados da , girando apenas o seletor. 

- Braço livre 
Permite costurar áreas de difícil acesso ou fazer costuras tubulares, tais como mangas de camisa e pernas de calças. Basta remover a extensão da base. 

 extensora de acrílico 
Para facilitar a costura. Acompanha pino para costura circular. 

Dimensões do produto: 

- largura: 40 cm 
- altura: 28,5 cm 
- profundidade: 17,7 cm 
- peso líquido: 8 Kg


 Eu tenho a minha  Singer quilter e recomendo...
 Também me arrisco de vez em quando esse foi o último...
Olha o joguinho americano que eu fiz, de cenoura para esperar o coelhinho!

 

Vamos por nossa cabeça,  mãos, imaginação, para trabalhar... e relaxeeeeee!

beijos espero que gostem......

Um comentário: