quarta-feira, 9 de março de 2011

desenho de moda!

Hoje vou  falar um pouco de uma paixão... sobre desenho e desenho de moda, claro que estou começando e não sou uma expert no assunto, mas o que vale é a intenção e o amor depositados no que  se faz, e certamente desenhar é uma grande paixão  desde muito pequena, e foi um dos motivos que me trouxe ao mundo da moda. Postei alguns desenhos e alguns da faculdade, Também deixarei algumas dicas, é bem provável que venha falar muito mais vezes sobre esse tema e também venha postar desenhos de outras colegas também... espero que gostem!
 Algumas dicas: 
É preciso sabermos fazer a combinação certa de papel e ferramentas para o desenho, para que a apresentação do trabalho final fique boa,  dois tipos básicos de papel são o sulfite e canson.Cada um tem superfícies diferentes e servem para diferentes técnicas.  


- sulfite: a gramatura mínima para se desenhar é o de 75g, legal seria se vc adquirisse de 90 g/m2 ou acima disto como o de130  que pode se usar tanto o lápis de cor aquarelável (que é macio) como o comum (não aquarelável).
Os sulfites são finos, lisos, opacos e quanto maior a gramatura, maior será a expessura. Bom para recorte e para complementar acabamentos em colagens, por exemplo. Mas não utilize colas líquidas,opte por fita adesiva dupla face ou use uma cola bastão. Sulfites finos combinam bem com lápis aquarelável.


exemplo: desenho lápis aquarelável em folha sulfite, um desenho 1 foi aguado e o 2 não foi aguado foi apenas colorido com lápis aquarelável.


Primeiros desenhos da faculdade, matéria desenho de observação:
1                                                           2                                                                                            






- Canson: é rugoso, absorve bem tintas e aquarelas, é barato e fácil de achar nas papelarias. Evite: canson + lápis aquarelável, devido borrar muito e a mistura da cores não é muito boa ficam muito texturizadas. Deixe o canson para as aquarelas ( ou tintas aguadas, acrílicas). Se por acaso, tiver disponível folhas de canson e quiser fazer algum trabalho nele com lápis colorido, então prefira os lápis mais comum.
Exemplo: desenho lápis comum e canetas hidrográficas em papel canson


Croqui  da primeira fase da Faculdade



As marcas de lápis também são importantes;  encontramos basicamente os seguintes: Faber Castel (bons, acessíveis e boas cores), Mondeluz (não são muito apropriados para o nosso clima porque tende a desmanchar o grafite, são mais caras), e a Carand’Ache (são muito bons os grafites, porém tem um custo mais alto…vale a pena). Entre as marcas importadas encontramos também lápis avulsos, o que facilita a montagem de uma caixa personalizada em cores. Então fica interessante: uma caixa de 48 Faber + alguns tons (pele, rosas, crus, nudes) avulsos da Caran’Ache + folhas sulfites A4 gramatura 130. Vale a pena investir num material de qualidade, já que a qualidade do portifólio é que está em jogo!

Desenho de observação da primeira fase da faculdade:

Técnica grafite e papel sulfite:



Croqui sapato segunda fase da faculdade ( coleção com inspiração Art nouveau e inseto cigarra)
 técnica lápis comum, papel canson e caneta hidrográfica:



desenho  aula de desenho de moda Aula do professor Amauri Carboni Bitencourt Terceira fase:

Técnica grafite sulfite e esfuminho:
                                                                                                 


Técnica sulfite lápis aquarelável sem águar e caneta. 

 

Em breve novas postagens sobre desenho, aguardem!  


Beijos... Gigi Ribeiro









Um comentário: